Saiba mais sobre a faculdade de Serviço Social
A faculdade de Serviço Social é um curso com duração média de 4 anos e pode ser encontrado na modalidade presencial ou a distância. O grande objetivo é formar pessoas capacitadas para lidar com os problemas sociais até mesmo em esferas internacionais. Afinal, nada impede que o futuro assistente social exerça suas atividades pelo mundo.
Assuntos como a formação econômica e política do Brasil e as disciplinas de Sociologia e Ciências Políticas passam a fazer parte da rotina do estudante que decide se dedicar a essa graduação. Quer saber mais? Continue a leitura!
O que o futuro assistente social vai estudar
A faculdade de Serviço Social promove uma formação focada no ser humano. Por isso, a matriz curricular contempla disciplinas como:
- Antropologia;
- Classes e movimentos sociais;
- Direito e legislação social;
- Direitos humanos;
- Economia política e serviço social;
- Família na contemporaneidade;
- Filosofia;
- Gênero, cor e etnia;
- Libras;
- Planejamento social;
- Saúde mental e serviço social.
Principais atividades do assistente social
O assistente social é um dos profissionais que lida com questões relacionadas a vício em drogas, doenças terminais ou contagiosas – como a AIDS – pessoas em situação de vulnerabilidade social devido ao desemprego, indivíduos que sofrem violência doméstica, criança em situação de rua ou submetidas a trabalho infantil, entre outros problemas que acometem a nossa sociedade.
Isso faz com que uma das principais atividades deste profissional seja se manter atento a índices de controle social, como o de natalidade e mortalidade, renda, escolaridade, número de pessoas por família e etc. Dentro disso, quem se forma em Serviço Social trabalha com:
- o planejamento, a execução e a coordenação de programas e projetos sociais;
- realiza estudos e pesquisas sobre a realidade social, elaborando pareceres sociais;
- a análise, o diagnóstico e oferece propostas de políticas sociais.
- presta consultoria a instituições públicas e privadas, ONG’s e movimentos sociais.
- a orientação de indivíduos e grupos quanto aos seus direitos sociais.
- realiza avaliações socioeconômicas com o objetivo de facilitar o acesso a benefícios e serviços sociais;
- produz conteúdo trabalhando com Ensino e pesquisa em instituições de ensino superior.
Áreas de atuação
O campo de atuação do assistente social é bastante amplo. Após concluir a faculdade de Serviço Social, você pode se especializar e trabalhar nas seguintes áreas:
- meio ambiente;
- saúde;
- educação;
- assistência social;
- empresarial;
- assessoria e consultoria;
- ONGs;
- atuação no judiciário;
- área da habitação;
- área acadêmica.
O mercado de trabalho para o assistente social tem crescido, principalmente nas capitais e grandes centros em que parte dos serviços sociais estão sendo terceirizados. Se você se identificou com tudo o que pontuamos aqui, a faculdade de serviço social pode ser uma boa opção para você.
Aproveite para conferir o trabalho que o NPJ realizou junto ao Lar Escola de Maringá e familiarize-se com as ações sociais.
Siga nossas redes sociais: