Saiba como desenvolver a inteligência linguística!
Autorias: Bianca Nascimento e Clarice Pacheco
Provavelmente durante a jornada acadêmica você já aprendeu sobre muitos filósofos, impressionou-se com tamanha sabedoria e pensou de onde poderiam vir tantos pensamentos complexos, não é mesmo?
No texto de hoje falaremos justamente sobre a inteligência linguística que muitos dos profissionais que trabalham com a linguagem, possuem.
Bora lá aprender mais um pouco sobre outro segmento que compõe a Teoria das inteligências múltiplas criada pelo psicólogo Howard Gardner.
Se você não conferiu os outros textos do blog relacionados a esse tema, não deixe de conferir!
Veja também outros temas que podem lhe interessar:
saiba mais sobre o projeto de extensão de ação social 2021 da SMG e participe
Aprenda a desenvolver a inteligência lógico matemática
Descubra o que são múltiplas inteligências e como as desenvolver
A inteligência linguística é a capacidade relacionada à linguagem oral e à escrita, também, interligada ao uso da articulação das palavras para interpretar os pensamentos e o mundo ao redor.
Suas principais características são:
- fluidez e rapidez na aquisição de novos idiomas;
- capacidade ortográfica;
- transmissão eficaz de ideias e persuasão das pessoas;
- inclinação e gosto pela leitura e/ou escrita;
- interesse por conhecimentos sobre a etimologia das palavras e seus significados.
Essa inteligência é primordial para o relacionamento interpessoal e a vida em sociedade, visto que a habilidade linguística desenvolve a comunicação e a relação entre as pessoas.
Aqueles que apresentam a inteligência linguística desenvolvida, em geral, são persuasivos, conseguem convencer os outros de suas ideias e opiniões. Tem a habilidade de se comunicar em diferentes situações com diferentes pessoas e possuem o hábito de realizar leituras com frequência. Apreciam tanto a leitura, que fazem disso um hobby.
Essas pessoas têm facilidade com jogos de palavras e rimas. Assim como possuem uma boa capacidade ortográfica. Possuem, também, facilidade em falar em público e nenhuma dificuldade em expressar suas ideias.
Como desenvolver a inteligência linguística?
O desenvolvimento desta inteligência se vincula a outros processos mentais superiores como: a memória, o raciocínio e a atenção. Para melhorar e/ou desenvolver essa capacidade, existem algumas atividades que podem ser feitas. confira:
- Aprender um novo idioma – O estudo de uma nova língua é fundamental para ajudar a desenvolver a inteligência linguística. Por meio deste estudo você pode conhecer uma nova cultura, gramática e sons.
- Fazer um curso de oratória – Se você precisa de ajuda para desenvolver essa inteligência, os cursos de oratória são ótimos para criar segurança, habilidades e melhorar a dicção. Sem falar que você vai aprender sobre a linguagem e expressão corporal, que também são uma ferramenta muito importante de comunicação.
- Ler – A prática de leitura tem muitos benefícios, como: estimular a criatividade; exercitar o cérebro; melhorar a concentração e a memorização; ampliar o vocabulário e os conhecimentos gerais; desenvolver o encadeamento de ideias e as habilidades de escrita e despertar o senso crítico.
- Escrever – Você, com certeza, já ouviu a frase: “A prática leva à perfeição”? Concordando com esta ideia, para o aperfeiçoamento e domínio das palavras, é exigido muita prática e experiência.
- Jogar – Fazer uso de jogos de palavras ajudam a trabalhar a inteligência linguística. Existem vários deles, como os tradicionais que já deve conhecer: caça-palavras, cruzadinhas, bem como os que você pode baixar no celular como quizzes, quebra-cabeça de textos etc.
- Memorizar – Procurar aprender letras de músicas, aprender poemas é um ótimo exercício para aprimorar o desenvolvimento da inteligência linguística. Cantar junto ou ler a letra de uma canção, facilita a memorização.
- Ouvir – Ouvir programas de rádio, músicas, pessoas, etc. Ouvir para captar a comunicação em sua diferenciação, captar estilos de linguagens e também para aprender palavras e formas diferentes de se comunicar.
- Debater – Dialogue com colegas e amigos sobre suas ideias e assuntos do cotidiano. Ouça pontos de vista diferentes e apresente os seus defendendo seus ideais.
Um grande exemplo de pessoa que apresentava a inteligência linguística desenvolvida foi Antonio Gramsci, filósofo, jornalista, crítico literário, historiador e linguista. Ele estudou profundamente diversas ideologias e constatou como a cultura influencia as mudanças na sociedade.
Mas não se engane! A inteligência linguística não existe somente para os grandes historiadores e filósofos. Pelo contrário, ela inclui muitas profissões.
Se você se identificou com a inteligência linguística, veja quais são as profissões em que as pessoas que tem a inteligência linguística atuam:
- jornalistas
- políticos
- publicitários
- advogados
- escritores
- vendedores
- cineastas
A seguir, conheça mais algumas profissões em que essa inteligência está inclusa, com uma pequena descrição.
- Letrólogo: Essa área tem como base a linguagem, seja ela no estudo dos textos e palavras bem como no estudo de idiomas estrangeiros. A principal função desse profissional é o estudo intensivo da perspectiva linguística, analisando profundamente a composição das palavras, os seus significados e as variações.
- Psicólogo: Foi dito anteriormente que uma das principais características para identificar quem possui essa inteligência é a habilidade de ouvir as pessoas. Não há profissional que saiba ouvir melhor as pessoas do que um psicólogo. Desse modo, essa área está relacionada à inteligência linguística quanto à pesquisa e análise do comportamento humano. Além da escuta atenta, essa profissão também se liga à inteligência interpessoal, posto se relacionar e interagir com o outro.
- Professor: com atuação em processos relacionados ao ensino e aprendizagem, esse profissional usa a inteligência linguística principalmente para desenvolver princípios, métodos de ensino e análise do desenvolvimento dos alunos.
Sabia que você usa a inteligência linguística o tempo todo?
Nas conversas com os amigos, escutando desabafos de irmãos, lendo um livro, ouvindo um podcast, nas conversas pelas redes sociais, dentre muitas outras atividades de leitura e escrita você está usando a inteligência linguística! Em todos os momentos ela é utilizada pelo fato de estar relacionada diretamente à comunicação humana.
Gostou das dicas?
Espero que tenha aprendido um pouco mais sobre a inteligência linguística.
Não deixe de conferir outros textos igualmente interessantes em nosso blog!
Siga nossas redes sociais: