Pensando em fazer mestrado na área de educação?
Confira tudo o que você precisa saber sobre o mestrado nessa área, e conheça também algumas das linhas de pesquisa que ela contém!
Com muitas pessoas ingressando e se formando na graduação, as empresas exigem cada vez mais capacidade e aperfeiçoamento de seus funcionários, sendo assim, a titulação conquistada em curso de mestrado passa a ser muito importante.
Antes de falarmos sobre o mestrado em educação, qualquer pessoa que faça o mestrado se destaca porque essa titulação apresenta as seguintes vantagens:
- Definição de carreira, pois pode optar pelo âmbito acadêmico ou profissional;
- Preparação para o doutorado;
- Enriquecimento cultural;
- Valorização profissional.
Em relação ao mestrado em Educação, além das citadas acima, o curso oferece muitas outras vantagens. Se você é da área de educação ou quer ingressar nesta área, saber o que é, e como funciona, vamos lhe dar umas dicas.
Você sabe o que é um mestrado em educação?
É um curso de pós-graduação stricto sensu, ou seja, de conhecimento específico, que busca desenvolver a capacidade de pesquisa e solucionar processos da área no estudante. E tem como objetivo principal contribuir com a qualificação de gestores e docentes, fazendo com que os profissionais se atualizem em questão de técnicas, processos e temáticas atuais, produzindo conhecimentos na área da educação para contribuir com os sistemas de ensino do Brasil.
Quem pode ingressar no mestrado desta área?
O Mestrado em Educação é indicado para qualquer pessoa com diploma de graduação em diversas áreas do conhecimento, porém para o mestrado profissional em educação é destinado para profissionais que atuam na área, nos cargos de docência ou administrativo.
Qual o tempo de duração?
O mestrado em Educação tem duração de mais ou menos dois anos. A carga horária não é grande, porém, exige que o aluno realize muitas pesquisas fora da sala de aula, além de participar de eventos acadêmicos.
Qual a diferença entre o mestrado profissional e acadêmico na área da educação?
- Mestrado acadêmico: objetiva a pesquisa de um tema que pode não estar relacionado diretamente ao trabalho, mas para a sociedade como um todo. Privilegia a docência nas aulas de graduação e pós-graduação.
- Mestrado profissional: tem como principal objetivo transferir o conhecimento técnico-científico para o mercado de trabalho.
Como funciona o trabalho de conclusão de curso?
Mais conhecido como TCC, o trabalho de conclusão de curso é realizado da seguinte maneira. O estudante deverá desenvolver uma dissertação de acordo com a linha de pesquisa escolhida, que passará por uma banca avaliadora.
Para obter o diploma, além de passar por essa banca, é necessário cumprir uma quantidade mínima de créditos obrigatórios e optativos.
Porque devo fazer um mestrado nessa área? Quais são as vantagens?
Entre todas as vantagens, algumas principais são:
- Você terá um diferencial em relação à concorrência no mercado de trabalho, por conta de aprimorar e renovar suas competências e habilidades;
- Conquistar novas posições no mercado de trabalho;
- Oportunidade de salários mais altos, e maior reconhecimento;
- Possibilidade de aulas em instituições de nível superior;
- Maior chance de passar em concurso público.
Agora que você já conhece sobre o programa de mestrado na área da educação, conheça algumas das linhas de pesquisas disponíveis.
Então vamos lá!
Se você não sabe, a linha de pesquisa é o que vai determinar o contexto e o caminho a seguir no seu mestrado. As possibilidades são várias, e aqui vamos apresentar algumas.
- Docência, Currículo e Processos Culturais
Esta linha de pesquisa abrange questões relacionadas às dimensões ético-estético-políticas das diferentes redes educativas, dos processos de subjetivação, da afirmação da diferença e dos complexos desafios, impactos e movimentos de criação e de resistência aos processos de desigualdade vivenciados na sociedade contemporânea.
- História, Política e Gestão Educacional na Amazônia
Nessa linha é trabalhada a história, política e a gestão na educação em relação à realidade da Amazônia. Com o desenvolvimento de pesquisas, investigações, análises e pesquisas, na área educacional, tanto na área da docência como na área da gestão.
- Educação Especial e Processos Inclusivos
Esta linha de pesquisa trabalha com temas relacionados à:
- educação, escola e processos de desigualdade e de inclusão/exclusão;
- políticas de educação especial na educação básica e no ensino superior;
- políticas da educação bilíngue para surdos;
- processos de ensino e de aprendizagem no campo da educação especial;
- práticas pedagógicas e currículo na perspectiva inclusiva;
- formação de professores, tradutores/intérpretes de Libras e gestores de educação especial;
- Educação e Linguagens
Nessa área de pesquisa são desenvolvidos temas sobre processos de ensino-aprendizagem da língua portuguesa, das línguas estrangeiras e da matemática, sobre a alfabetização, comunicação e sobre a formação dos profissionais que atuam com a linguagem na educação.
E aí, algumas dessas linhas chamaram sua atenção?
Confira mais conteúdos relacionados a mestrado e à educação em:
Conheça mais sobre a graduação em licenciatura!
Encaixe seu mestrado em uma rotina puxada!
Conheça as vantagens de fazer uma pós-graduação
Siga nossas redes sociais: