Palestra sobre Pacto Global e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável reúne alunos de várias áreas
A SMG, assumindo sua responsabilidade social e ambiental, aderiu ao Pacto Global, uma iniciativa proposta pela Organização das Nações Unidas para encorajar empresas e instituições a adotarem políticas de responsabilidade social corporativa e sustentabilidade. O diretor de Ensino da SMG reforça a importância de aderir ao Pacto. “Por considerar de demasiada importância a forma como o ser humano lida com o meio ambiente e com as pessoas com quem se relaciona é que a SMG, enquanto instituição engajada no compromisso em promover qualidade no ambiente de trabalho e preocupada com os recursos naturais que utiliza para desenvolver suas atividades, procura transmitir esses mesmos valores em seus alunos e colaboradores”, declara.
Para o diretor, é muito importante que os alunos da instituição tenham acesso a esse tipo de debate. “Assim, como os aspectos balizadores do Pacto Global são importantes para uma economia mais sustentável, nós da Faculdade Santa Maria da Glória, também estamos inseridos em contribuir para a promoção dos 10 princípios norteadores do Pacto Global. Nesse intuito, a SMG quer proporcionar aos nossos alunos uma reflexão sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), Pacto Global e Principles for Responsible Management Education (PRME)”, afirma o professor.
Pacto Global e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
O Pacto – que foi tema da palestra ministrada por Aline Calefi Lima, que é secretária do PRME Chapter Brazil e representa o Sistema Fiep no Grupo de Trabalho dos ODS na Rede Brasil do Pacto Global – foi lançado em 2000 pelo então secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, como um chamado para um alinhamento de estratégias e operações a 10 princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção. Hoje, esta é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 13 mil membros em quase 80 redes locais, que abrangem 160 países.
A palestra realizada em parceria com o SESI reitera a responsabilidade de todos no trabalho de divulgação, mobilização e acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento das Nações Unidas. A palestrante também passou pela aprovação da Agenda 2030, uma nova agenda de desenvolvimento mundial, a fim de promover um movimento de reflexão e entendimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Por meio dessa reflexão, eventos como esse trabalham no sentido de ampliar a sensibilização de professores e alunos no que diz respeito à nova agenda de desenvolvimento e sobre programas das Nações Unidas que incentivam a liderança socialmente responsável.
Siga nossas redes sociais: