Mens sana in corpore sano – Fique por dentro do que o curso de Psicologia da SMG oferece para você!
Quem nunca ouviu falar a respeito desta famosa citação de um poeta romano chamado Juvenal, traduzida por “Mente sã em um corpo são”?
Mens sana in corpore sano alude à importância de termos uma mente saudável, pois disso depende o bom funcionamento de nosso organismo.
Pois bem, o curso de Psicologia da SMG está desenvolvendo um projeto para promover a saúde mental voltada a seus aspectos positivos.
Vamos entender como funciona tal projeto e qual a sua importância para a comunidade acadêmica!
Antes disso, confira também em nosso blog:
saiba mais sobre o projeto de extensão de ação social 2021 da SMG e participe
Como o projeto do Curso de Psicologia promove a Saúde Mental?
O projeto foca em uma dimensão denominada Saúde Mental Positiva e diz respeito à autonomia do sujeito em conseguir identificar, confrontar e resolver os problemas ao seu redor.
Para isso, utiliza-se recursos de enfrentamento positivos, com base na felicidade pessoal, no humor, em sentimentos e emoções positivas, no autoconhecimento, nas relações interpessoais e na satisfação pessoal.
Este projeto desenvolve suas atividades em dia no mês, denominado DIA AMARELO, que visa o fortalecimento dos recursos socioemocionais dos acadêmicos da instituição, momento em que serão oferecidas palestras e atividades como: treinamento de respiração, meditação, atividades recreativas e de lazer, ações culturais, mesas redondas e debates sobre filmes relacionados à saúde mental, dentre outros.
Mas, o que é o dia amarelo?
O Dia Amarelo, portanto, é um projeto proposto pelos coordenadores: Professor Esp. Fabio Tormen, Professora Dra. Vanessa Gesser Correa, e pela professora Me. Camila Cortellete.
Segundo uma das coordenadoras do projeto, a Professora Me Camila Cortellete, o dia amarelo é uma extensão do Setembro Amarelo e tem como principal objetivo fazer com que os alunos sintam a liberdade de conversar sobre suas necessidades e angústias, ampliando-se os espaços de escuta e criando ações voltadas para a conscientização da saúde mental. Normalmente este tema ganha destaque somente no Setembro Amarelo e no Janeiro Branco, contudo, compreende-se ser necessário que este debate ocorra durante o ano todo, aumentando a familiaridade com o tema e facilitando a identificação de seus recursos.
Portanto, incentiva-se os alunos a procurar ajuda quando precisam, a encontrar novos recursos para lidar com o sofrimento, recursos estes que promovem a saúde. A ideia do projeto é fortalecer os alunos para que estes possam encontrar uma forma mais adaptativa para lidar com o sofrimento e o estresse que a vida acadêmica possa acarretar.
A Saúde mental assim como a saúde do corpo tem extrema importância na vida de uma pessoa colaborando também para um melhor convívio social. É graças a uma mente saudável que o indivíduo consegue ter a percepção de suas habilidades e consegue lidar de maneira saudável com as tensões do cotidiano.
Considerando tal importância, o projeto busca oferecer formas saudáveis de lidar com o estresse com o objetivo de evitar ações que sejam prejudiciais e causem danos à saúde da mente.
E como surgiu a ideia para o projeto?
A Professora Camila salienta que a ideia para o projeto surgiu de uma pesquisa que efetuou em seu mestrado, no qual estudou os recursos salutogênicos dos jovens no contexto universitário, que consiste em compreender quais recursos estes jovens alunos têm à sua disposição e quais eles utilizam para lidar com situações que causam estresse no ambiente acadêmico, tantos recursos internos como os recursos relacionais e ambientais.
Considerando essa pesquisa, sentiu-se a carência de ações da própria instituição que visem fortalecer a saúde mental com recursos que estes alunos já possuem, assim como também oferecer novas ferramentas adaptativas que os auxiliem em relação a situações causadoras de estresse.
E qual a importância do Dia Amarelo?
O aluno passa uma grande parte do seu tempo se dedicando à sua vida acadêmica, sendo que a faculdade faz parte do seu contexto social. Por isso tem o poder de afetar a sua saúde física e mental de várias maneiras. Desta forma, a instituição possui um peso bastante significativo no que se diz respeito à promoção da saúde do aluno.
O Dia Amarelo preza, portanto, pela promoção da saúde não somente dos alunos da instituição como também a de seus colaboradores. Este projeto também busca capacitar seus alunos por meio da promoção do autocontrole e da criação de ambientes de apoio à saúde, com o objetivo de que esse possa auxiliar também a comunidade no que tange a saúde mental.
Catherine Menegaldi Silva, psicóloga citada por Camila Cortelle, enfatiza a importância de saber lidar com momentos e situações difíceis e conseguir encontrar recursos que sejam adaptáveis. A importância de saber evitar comportamentos prejudiciais e autodestrutivos, como por exemplo, o uso abusivo de álcool que são recursos não adaptativos. Cita também a importância de fazer uso de alguns recursos durante este momento de pandemia, tais como cozinhar, pintar, praticar atividades físicas, leituras, assistir, buscar apoio de familiares e amigos e entrar em contato com ambientes naturais.
Quais são os principais objetivos do Dia Amarelo?
O Dia Amarelo busca a possibilidade de ampliar estratégias de enfrentamento, que contribuam para o desenvolvimento de recursos emocionais e socioambientais. Assim como também visa o fortalecimento de vínculos, a promoção de espaços para que sejam realizados debates que propiciem conhecimento e reflexões , destacar a importância da saúde mental positiva e colaborar para a redução de comportamentos destrutivos.
Como será aplicado o Dia Amarelo?
Este projeto será desenvolvido mensalmente e oferecidas atividades promotoras da saúde mental, tais como: treinamento de respiração, meditação, atividades recreativas e de lazer, ações culturais, mesas redondas entre outras. Tais atividades abordarão temas como: habilidades pessoais e emocionais, prevenção ao suicídio, manejo do estresse, estratégias de adaptação ao contexto universitário, conscientização sobre depressão e saúde mental, estimulo a atividades físicas e alimentação saudável, ofertas de serviços de apoio psicológicos e psicopedagógicos.
Também será desenvolvida a ideia de compartilhar, na qual cada aluno possa se sentir à vontade para dividir o que sente e em conjunto achar uma maneira saudável de lidar com problemas e situações difíceis.
Será desenvolvido com a participação dos alunos de Psicologia da instituição e visa abranger toda a comunidade acadêmica. Os encontros serão acessíveis e online e poderá participar qualquer aluno que tenha interesse pelos temas.
O primeiro encontro ocorreu no dia 22 de março com a participação da psicóloga, mestre em promoção da saúde, Catherine Menegaldi Silva cujo tema foi: Saúde mental de universitários durante a pandemia. Neste encontro foram discutidos aspectos do isolamento social e do ensino remoto, e o quanto isto pode dificultar nossas relações e produtividade.
A Professora Camila, destacou que para a próxima atividade do Dia Amarelo, haverá uma continuidade do que foi falado no primeiro encontro, mas desta vez reunindo alunos com interesse no tema e que possam se colocar a respeito de como estão lidando com o ensino remoto e com o isolamento social, de forma a compreender e superar as angústias que podem surgir a partir disto e para que se busquem recursos que sejam adaptáveis e que façam sentido para o aluno, recursos que sejam plausíveis para cada pessoa em específico.
Você aluno SMG, participe do projeto para compreender melhor a si mesmo, suas emoções positivas e negativas e também para adquirir mais conhecimento sobre este assunto! Pois, “jogue a primeira pedra” quem nunca se estressou com a rotina de estudante! não é?
Faça parte do Dia Amarelo! Um projeto desenvolvido por profissionais altamente qualificados e que pode ajudá-lo em sua experiência acadêmica e pessoal!
Continue a explorar os conteúdos informativos do nosso blog!
Siga nossas redes sociais: