Tudo o que você precisa saber sobre o curso de Letras
Se na escola você era nota 10 em português e adorava as aulas de literatura, com certeza já pensou em fazer Letras! É pensando nisso que preparamos um ABC da Letras pra você ficar sabendo de tudo sobre o curso e sobre a carreira desse profissional, antes de fazer essa importante escolha.
O perfil do profissional de Letras
A primeira coisa pra você saber se tem o perfil de um legítimo estudantes de letras é: você gosta de ler? Se sim, já chegamos a algum lugar, pois essa é a principal atividade de estudante de letras e, muito provavelmente, do profissional da área.
Se você curte pensar sobre a origem das línguas, a evolução do português em cada região do Brasil e considera que a língua é muito importante para a nossa comunicação e evolução, o curso de Letras também pode ser a sua cara!
Como é o curso?
O aluno de Letras deve ser preparado para atuar no Ensino Fundamental e Médio, como professor de Língua Portuguesa e/ou outra língua e suas respectivas literaturas. Além disso, o graduado em letras estará apto a prestar assessoria linguística e literária, revisar textos e atuar como tradutor. Ao longo do curso, você vai estudar disciplinas como:
- Crítica Literária
- Didática
- Educação Inclusiva
- Estudos Antropológicos e Sociológicos
- Filosofia da Educação
- História da Educação
- História da Língua
- Leitura e Produção de Texto
- Língua Brasileira de Sinais Libras
- Fonologia/Morfologia
- Sintaxe
- Semântica Lexical e Argumentativa
- Análise Do Discurso
- Literatura Brasileira
- Teoria Literária
Quem se forma em Letras é o quê?
Quem se forma em Letras é Letrólogo (e não letreiro), o que abre oportunidade para uma série de possibilidades no mercado de trabalho. É por isso que, além de Letrólogo, o profissional de letras pode ser:
- Professor
Depois de se formar em Letras, você pode ser o famoso professor de português nas escolas, que tal? Também pode atuar como professor de inglês, espanhol ou outras línguas, caso sua habilitação seja dupla, em escolas de idiomas e empresas. Mas atenção! se quiser dar aula na universidade, você vai precisar fazer uma pós-graduação ou mestrado, o que também garante salários melhores.
- Editor
Um leitor voraz pode se dar muito bem nessa área, trabalhando em editoras e preparando o conteúdo que vai ser publicado. Esse trabalho vai desde selecionar os originais, traduzir, padronizar, até revisar os textos para garantir que tudo está ok.
- Intérprete
Se você for fluente em algum idioma além do português, poderá atuar como aquelas pessoas que fazem tradução ao vivo na TV. Você pode fazer isso em palestras, eventos de grandes empresas e falar para grandes audiências.
- Redator
Se 0 seu negócio é mesmo escrever, uma opção é atuar como redator para agências de publicidade ou outras empresas (como eu!). Nessa área, o redator pode escrever materiais para rádios, propagandas, roteiros, artigos para blogs e sites, atuar na redação de jornais, revistas e redes sociais.
- Revisor
Agora, se for um metódico virginiano, vai amar o trabalho de revisão. O revisor é responsável por corrigir todos os erros de gramática de um texto, além de deixar as frases bonitinhas e coesas para a publicação. Esse é pra quem amar morfossintaxe!
Curtiu? Dá uma conferida mais de perto no curso de Letras Português/Inglês aqui da SMG!
Siga nossas redes sociais: