Jogos olímpicos e paraolímpicos, enfim chegaram os dias de celebrar os jogos!
Os jogos olímpicos e paraolímpicos estão chegando e com eles muita empolgação.
No ano de 2020 os jogos foram prorrogados devido a Pandemia do Covid-19, em nenhuma ocasião haviam sido cancelados por motivo de doença. Apesar de ainda estarmos numa situação de prevenção, já é possível realizar o evento.
A 32° edição da competição acontecerá entre julho e setembro de 2021, em Tóquio – Japão. Esta já é a segunda vez que o Japão tem a honra de receber as olimpíadas.
Início da festa olímpica
No dia 21 de julho foi realizado um jogo de futebol americano como uma espécie de abertura aos jogos, embora saibamos que não é oficial.
O COI confirmou que a Austrália mais uma vez conquistou os jogos olímpicos e terá em 2032 Brisbane como sua sede.
Logo após essa notícia aconteceu a abertura da Austrália, com o grupo Matildas, as jogadoras Tameka Yallop e Sam kerr garantiram e conquistaram a vitória de 2 a 1 sobre a Nova Zelândia.
Jogos olímpicos
Terão início nesta sexta-feira dia 23 de julho e irão prosseguir até o dia 08 de agosto deste ano.
Serão ao todo 33 modalidades esportivas com cerca de 302 atletas disputando as medalhas, representando mais de 204 países, para os jogos olímpicos.
Algumas modalidades novas foram adicionadas, tais como; escalada, skate e beisebol. E nas modalidades já existentes houve um acréscimo das categorias de basquete 3X3 e BMX freestyle.
Com o objetivo de aumentar a participação feminina nos jogos, foram criadas categorias mistas para os esportes aquáticos, triatlo, judô, tênis de mesa e tiro com arco.
Neste ano, o porta-bandeiras contará com dois atletas, um masculino e um feminino.
Jogos paraolímpicos
Originalmente o termo paraolímpico se referia às pessoas paraplégicas, porém atualmente é considerado como jogos olímpicos paralelos, cuja ideia remete a realização atrelada aos jogos olímpicos.
Ocorrerão nos dias 25 de agosto a 05 de setembro, 15 dias após os jogos olímpicos.
As paraolimpíadas são jogos destinados a atletas que possuem deficiências físicas e cognitivas.
Para estes haverá um total de 22 esportes, sendo que dois deles são modalidades novas, incluídas este ano, Badminton e taekwondo.
A história dos jogos paraolímpicos teve início quando um médico alemão, fugido da Alemanha, organizou uma competição de tiro ao arco para soldados com lesão medular, os quais ele mesmo tratava. Assim a competição foi anexada aos jogos olímpicos e vem sendo realizada desde o ano de 1960, embora não seja mais destinada aos veteranos e sim a qualquer pessoa que porte algum tipo de deficiência, com o objetivo de exercitar a inclusão nos jogos.
Prevenção ao Covid-19
Importante ressaltar que a pandemia é uma preocupação, portanto foram tomadas as medidas necessárias para que os atletas e delegados, árbitros e juízes que se farão presentes no evento estejam devidamente vacinados contra o vírus da Covid-19.
Além da vacinação, algumas outras medidas foram tomadas a fim de ser possível realizar o evento.
Com relação ao público, foram vetadas a participação de espectadores do exterior, permitindo somente ao público local assistir aos jogos com limite de dez mil pessoas.
Durante os jogos é obrigatório o uso de máscara e é proibido qualquer tipo de interação com os atletas, incluindo pedir autógrafos, gritar e agitar objetos. Assim como o contato físico entre os torcedores também está proibido.
Caso seja notado o aumento da disseminação do vírus, é uma opção realizar os jogos sem público algum.
Os atletas participantes serão submetidos a testes diários e foram orientados a não se deslocar, exceto para os jogos e devem permanecer longe do público.
Voluntários
Alguns médicos criticaram veementemente a realização dos jogos, devido a Pandemia. Tais críticas levaram muitos voluntários a desistirem de participar do evento, outros desistiram por causa do adiamento do evento, visto que o mesmo era para ter sido realizado no ano passado, ao total cerca de dez mil pessoas desistiram.
Porém, apesar do número de desistência ser grande, acredita-se que não afetará o evento, uma vez que será fechado ao público de outros países, e a participação local foi reduzida.
Cidade-sede
Tóquio foi escolhida como cidade sede dos jogos em 07 de setembro de 2013, mas foi anunciada formalmente na cerimônia de encerramento dos jogos olímpicos de 2016.
Foi realizada uma grande reforma no Estádio Nacional de Tóquio, para a realização das cerimônias de abertura e encerramento, além dos jogos de futebol e as modalidades de atletismo. O Estádio foi reformado para comportar até 68 mil pessoas.
As competições serão distribuídas em lugares diferentes dentro do Japão.
Emblema e mascote
Neste ano o emblema das olimpíadas é composto por três formas de retângulo e é apresentado na cor azul índigo, refletindo a elegância e sofisticação do Japão, as formas retangulares remetem a diferentes tipos de cultura.
Os emblemas das olimpíadas e paraolimpíadas representam os diferentes países que participarão das competições. Cuja mensagem a ser transmitida é “Unidade na Diversidade” atribuindo assim aos jogos a função de celebrar as diferenças.
O mascote das olimpíadas segue na cor azul e transmite o desejo de um futuro cheio de esperança no coração das pessoas de todo o mundo, foi nomeado de Miratowa, o nome é a junção das palavras futuro e eternidade na língua japonesa.
Já a mascote das paraolimpíadas segue na cor rosa e simboliza a superação de obstáculos dos planetas, foi inspirada nas flores de cerejeira, que são comuns na cidade do Japão e que segundo os japoneses tem um grande poder mental e uma incrível força física.
Medalhas
São três as medalhas que compõem o pódio: ouro, prata e bronze, nesta ordem. O ranking é definido de acordo com as medalhas de ouro, seguido da prata e por fim a de bronze.
O interessante é que a produção das medalhas foi realizada com lixo eletrônico com o intuito de focar na sustentabilidade contendo apenas algumas gramas dos outros materiais.
Como acompanhar aos jogos
A rede globo, canal aberto da televisão disse que vai transmitir os jogos em que o Brasil for participar, mas você pode acompanhar pela internet diretamente no site oficial dos jogos olímpicos, o Google também promete mostrar em tempo real os eventos em destaque.
Se mantenha informado! O blog da SMG tem muito mais conteúdo bacana para você explorar!
Siga nossas redes sociais: