Da Europa para uma graduação no Brasil, conheça a história do enfermeiro André, egresso da SMG

A graduação é um caminho buscado por muitos indivíduos que desejam uma colocação no mercado de trabalho dos sonhos, mas a conquista do diploma é apenas o pontapé inicial nessa jornada que, dependendo dos seus objetivos, ainda pode ser longa e de muito sucesso.

Foi o que aconteceu com o egresso da SMG, André Soares da Silva, 40, que saiu da Europa para cursar enfermagem aqui no Brasil, especificamente em Maringá (PR), na Faculdade Santa Maria da Glória, no segundo semestre de 2014.

As possibilidades do que se fazer após a graduação são amplas, e André, em pouco tempo, obteve muitas conquistas. E você já pensou no que fará após a graduação? Possui um plano de carreira?

Antes de saber o que ele fez após concluir o curso, você irá conhecer um pouco mais sobre o admirável percurso que nosso ex-aluno trilhou para chegar em 2022, já com aprovação em um Doutorado na UEM (Universidade Estadual de Maringá). 

 

POR QUE ANDRÉ SAIU DA EUROPA?

Bom, antes de entender o que levou nosso egresso a voltar para o Brasil, é necessário compreender como ele chegou lá!

André já possuía alguns parentes que moravam no exterior, como seu irmão, que vive na Inglaterra há cerca de 15 anos, e sua irmã, que mora na Espanha há 20 anos, fato que o deixou curioso para conhecer o país, e levou ele e sua esposa em mudança para Madri, capital da Espanha, no ano de 2007, onde ele atuou como técnico de enfermagem. 

Mapa com a localização do Brasil e da Espanha

André decidiu retornar ao país por um motivo: realizar uma graduação. Como o próprio disse, apesar de ser um país de primeiro mundo, na Europa, a graduação não apresentava a aplicação que ele buscava “a faculdade na área da saúde no Brasil é mais curativa, na Europa ela é mais preventiva, então eu optei a fazer no Brasil por este fato”.

Como o próprio nome já diz, a medicina preventiva possui o intuito de prevenir futuras doenças que podem instalar-se no indivíduo, é garantir a saúde antes que uma enfermidade seja constatada e ocasione a necessidade de um atendimento da medicina curativa, esta possui o objetivo de curar o paciente enfermo e evitar que a situação se agrave.

Então, sete anos após sua chegada, André e sua esposa, agora acompanhados por seu pequeno filho, retornaram ao Brasil para que o profissional realizasse sua graduação.

 

MUDANÇA DE PLANOS

André e sua família retornaram ao Brasil no início de 2014. Sua ideia inicial era apenas cursar a graduação e retornar à Europa assim que a finalizasse, mas os planos mudaram.

Assim que chegou ao país, mais especificamente em Astorga (PR),  foi aprovado em um concurso público do SAMU no atendimento pré-hospitalar, e iniciou a graduação em enfermagem no segundo semestre de 2014, na SMG, ao qual concluiu o curso em agosto de 2018.

Mas foi o período da graduação que levou André a mudar seus planos sobre o retorno ao outro continente.

Trabalhando em Astorga, André percorria o total de 100 km entre sua cidade e Maringá. Sempre em sua moto, de segunda a sexta, fazendo chuva ou sol, ele realizava este percurso.

Percurso entre as cidades de Maringá e Astorga/Google Maps

Foi durante o TCC, com o suporte de nossos professores altamente qualificados que reconheceram o potencial de André no campo científico e na docência, que ele decidiu ficar, decisão que foi impulsionada com o auxílio das docentes Marcela Batalini, Célia Labegalini  e Dirléia dos Santos, profissionais que foram essenciais no desenvolvimento do desejo de André pelo Mestrado.

Ainda em 2018, após finalizar sua graduação em enfermagem, André participou de outro concurso público, este era para o município de Flórida, cidade a quase 45 km de Astorga. Ele concorreu com outros 50 inscritos e ficou em 1° lugar. 

Em 2019, tornou-se aluno não regular da UEM e em 2020 prestou seleção para o Mestrado, ao qual foi aprovado e já defende sua tese no dia 30 de março, tendo como tema de pesquisa a “Intoxicação por agrotóxicos e hospitalização: registro de um centro de informações e de assistência toxicológica.”

Nesse meio tempo entre o fim da Graduação e Mestrado, o ex-aluno da SMG ainda realizou uma pós-graduação em docência em enfermagem, e outra em terapia intensiva adulto. Ele também foi convidado para ser professor na graduação em enfermagem e fisioterapia da Faculdade de Apucarana (FAP), onde atuou por um ano letivo. 

Não obstante a isso, André também realizou uma graduação à distância em Educação Física, que foi concluída em dezembro de 2021. O objetivo era aprofundar-se nos assuntos voltados à parte prática de exercícios físicos.

Tudo isso foi acontecendo e André já completa 8 anos no país, agora rumo ao Doutorado na UEM.

Atualmente, o egresso é enfermeiro estatutário no município de Flórida (PR), atuando na área de urgência e emergência intra-hospitalar e, aos finais de semana, é instrutor de APH, atendimento pré-hospitalar, em uma empresa de cursos técnicos, ao qual atua desde 2017 instruindo bombeiros, civis e socorristas.

 

Se você chegou até aqui é porque, assim como André, possui interesse em se tornar um profissional destaque na área em que atua. E tudo isso pode começar com sua graduação na SMG e o suporte de mestres e doutores que irão te preparar para o mundo profissional.

Nosso ex-aluno mostra como o ensino é essencial para o desenvolvimento de uma carreira de sucesso, afinal, ele estudou MUITO e continua nessa jornada que o torna cada vez mais qualificado.

A SMG parabeniza André por sua conquista e se felicita em saber que foi parte essencial para que o egresso realizasse tais feitos!

 

E para saber mais sobre o curso de Enfermagem e as outras graduações disponíveis na SMG, acesse nosso site e confira todas as informações necessárias para que você inicie seu futuro de sucesso ainda este ano!

Siga nossas redes sociais:

Selecione a modalidade que encaixa no seu perfil e Inscreva-se
plugins premium WordPress