Curso técnico x curso tecnológico: você sabe a diferença?
Inegavelmente, o aprendizado não pode parar nunca e isso você já deve saber. Mas, na hora de investir na formação uma dúvida surge com muita frequência: Curso técnico x curso tecnológico, qual a diferença?
Assim, se você também busca respostas esse é o artigo certo para você.
Nele, abordaremos:
– o nível de escolaridade de cada tipo de curso;
– a duração e os requisitos;
– os postos de trabalho ocupados por cada profissional;
– o tipo de instituição que os oferece;
– como planejar o próximo passo na formação;
– os cuidados ao escolher um curso tecnólogo.
Só um deles dá o título de Ensino Superior
Primordialmente, o nível de escolaridade é a principal diferença entre curso técnico x curso tecnológico.
O técnico é de nível médio, já o curso tecnólogo é de nível superior. Ou seja, apenas o último é considerado uma faculdade e é aceito em concursos públicos ou para preencher as vagas de emprego que exigem formação universitária.
O tempo de duração…
… de um curso técnico varia entre dois meses a três anos. Enquanto isso, o curso tecnólogo dura de dois a três anos.
O requisito de entrada…
… é o Ensino Médio completo para os cursos tecnólogos. Por outro lado, existem cursos técnicos voltados para quem não concluiu o Ensino Fundamental.
Uma coisa em comum
Em resumo, os dois tipos de cursos têm uma única coisa em comum: o foco. As duas formações buscar atender, rapidamente, as necessidades do mercado de trabalho.
No entanto, enquanto os profissionais técnicos assumem postos mais operacionais, já os tecnólogos são preparados para serem gestores, supervisores, analistas e coordenadores.
Curso técnico x curso tecnológico: como dar continuidade?
Com o diploma de nível técnico em mãos, o profissional continua seus estudos matriculando-se em uma faculdade. Já o profissional tecnólogo dá o próximo passo na sua formação partindo para uma pós-graduação. Lembre-se das etapas: só vai para a graduação quem termina o Ensino Médio e para os programas de especialização quem termina a graduação.
Leia também: 5 dicas para escolher a graduação certa para você
Curso técnico x curso tecnológico: onde cursar?
Os cursos técnicos são oferecidos por escolas técnicas, institutos federais de educação e instituições do chamado Sistema S (como Senai e Senac). A oferta de cursos vai depender da necessidade de mão de obra regional.
O MEC divulga o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, vale conferir.
Em contrapartida, os cursos tecnólogos podem ser feitos em universidades e faculdades, públicas ou privadas. Existem mais de 100 opções de cursos listados no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, também do MEC.
Só vale o curso que é reconhecido
Se você escolheu o nível tecnólogo, lembre-se de que para ser válido como curso superior é preciso reconhecimento do MEC. Certifique-se que a instituição de ensino escolhida seja certificada, consulte gratuitamente no portal e-mec.
E aí, qual tipo de curso atende melhor aos seus objetivos profissionais?
Se a sua escolha é pelos cursos de nível superior conheça as nossas opções, temos tecnólogos, bacharelado e de licenciatura.
Não sabe a diferença entre os dois últimos? Esclareça aqui!
Siga nossas redes sociais: