Conheça as Inteligências: corporal-cinestésica e musical!
Saiba como desenvolvê-las!
Você se considera um artista? Acha que tem aptidão para este meio?
Se a sua resposta for sim, pode ser que você seja uma das pessoas que possui a inteligência corporal cinestésica ou inteligência musical.
Essas duas inteligências abrangem o meio artístico e são muito valorizadas por nossa sociedade. Por meio delas as pessoas se expressam e conquistam muitas outras pessoas que se identificam com o trabalho que realizam.
E se você não possui essas inteligências, mas gostaria de desenvolvê-las, temos algumas dicas para te dar!
Veja também outros conteúdos que abordam as múltiplas inteligências e que podem ser do seu interesse:
Descubra o que são inteligências múltiplas e como desenvolve-las
Saiba como desenvolver a inteligência linguística
Aprenda a desenvolver a inteligência lógico matemática
Estas duas inteligências estão elencadas dentro do conceito de Howard Gadner, chamado de múltiplas inteligências, e cada uma delas tem a sua importância. No decorrer da leitura deste texto você pode ter a percepção de qual das duas inteligências possui ou qual gostaria de desenvolver.
Antes de discorrermos sobre como é possível desenvolver tais inteligências é interessante reforçar o conceito de cada uma delas.
Você sabe o que é inteligência corporal-cinestésica?
Essa inteligência compreende a capacidade que o ser humano tem em controlar e equilibrar seus movimentos corporais, utilizando seu corpo como um meio para se expressar.
A pessoa que possui o domínio da inteligência corporal-cinestésica possui completo controle e precisão sobre o seu corpo, podendo ter movimentos bem flexíveis e coordenados.
Veja como saber se você possui inteligência corporal-cinestésica!
Existem algumas características que facilitam a identificação dessa inteligência em um indivíduo. Confira algumas delas:
- Atração por atividades que exigem movimentos físicos como atividades físicas, esportes, dança entre outros.
- habilidade de se movimentar com segurança, precisão e agilidade.
- Facilidade no manuseio de objetos ou instrumentos.
- Equilíbrio não só do corpo mas também da mente.
- Capacidade de transformar elementos através do tato.
- Grande habilidade motora.
- Gosto de interagir e aprender por meio da própria experiência.
Você se identificou com estas características da inteligência corporal-cinestésica? Se sim, mas quer desenvolvê-las ainda mais, leia o tópico seguinte.
Confira as dicas de como desenvolver esta inteligência!
- Participe de jogos: existem alguns jogos bem divertidos que podem te auxiliar a desenvolver esta inteligência, um exemplo bem bacana seria o de mímica, ele compreende diferentes movimentos corporais.
- Pratique Yoga: esta é uma ótima prática para conseguir um completo equilíbrio do seu corpo, é um exercício que visa a conexão do corpo e da mente.
- Faça Teatro: uma forma de trabalhar a expressão corporal é atuar, também é uma ótima maneira para testar os movimentos do seu corpo.
- Apure sua percepção: prestar atenção a diferentes ambientes, tentar sentir por meio do tato, desconectar do mundo exterior e se conectar ao ambiente.
Que tal conhecer agora a inteligência musical?
A inteligência musical compreende as habilidades de uma pessoa voltadas aos sons e melodias. Abrange a criação e composição de notas musicais de uma forma criativa.
As pessoas que possuem a inteligência musical gostam de estar conectadas ao mundo da música em geral, seja em contato com instrumentos musicais ou utilizando a voz como ferramenta principal.
Veja as características das pessoas que possuem inteligência musical:
Algumas pessoas já nascem com essa inteligência, mas outras desenvolvem no decorrer da sua vida. E sua maioria são pessoas que apresentam:
- facilidade para aprender a manusear instrumentos musicais.
- capacidade de identificar ritmos musicais e facilidades com improvisos.
- criatividade para compor composições.
- sensibilidade aflorada.
- afinidade com situações e com pessoas que gostam de praticar atividades musicais.
Saiba como desenvolver a inteligência musical:
- Aprenda a ouvir – ouça diferentes gêneros musicais, procure sentir a melodia que cada uma transmite, tente sentir a música dentro de si e se desconectar das outras atividades do seu cotidiano.
- Aguce a percepção– quando estiver ouvindo uma música se esforce para identificar quais instrumentos estão sendo utilizados em sua composição.
- Saia da sua zona de conforto – ouvir músicas no youtube é muito legal, pois o acesso é fácil a praticidade então nem se fala. . . Mas se tiver oportunidade e, quando o momento permitir, vá a shows de bandas e cantores de que gosta, frequente os pubs que possuem músicas ao vivo. Não precisa ser de um cantor reconhecido. Pode ser um cover mesmo. Procure conhecer lugares que oferecem esse tipo de serviço, interaja com profissionais do ramo.
E as pessoas que desenvolvem inteligência corporal-cinestésica e musical trabalham em que área?
Você deve ter percebido que essas duas inteligências apreendem muitos aspectos do meio artístico e as pessoas que desenvolvem estas competências tendem a seguir pelo caminho das artes. Por exemplo, as pessoas que possuem inteligência corporal-cinestésica costumam atuar nas artes cênicas, pinturas, malabarismos, dança, atletismo, entre outros. Já as pessoas que desenvolvem a inteligência musical atuam em áreas como; cantor, produtor, maestro, entre outras.
Entretanto, você não precisa ser um artista para usufruir dessas inteligências, pois a apreciação dessas artes também podem ser vividas no seu cotidiano ao praticar atividades físicas ou cantar, sair para dançar etc. E quem não gosta de música ou dança? A maioria das pessoas gosta, pelo menos um pouquinho, de alguma delas, não é verdade?!
A aí, se identificou com alguma das duas inteligências?
Continue navegando em nosso blog, ainda temos muitos conteúdos legais para te surpreender!
Confira nossos conteúdos em nossas redes sociais!
Fique ligado!
Siga nossas redes sociais: