Confira nossas dicas de como trabalhar bem em equipe!
Saber trabalhar em equipe é uma habilidade super requisitada no mercado de trabalho e isto faz toda a diferença no seu desempenho, tanto profissional como acadêmico.
Quando as pessoas colaboram umas com as outras, o trabalho flui naturalmente e gera mais resultados, pois todos apresentam um melhor aproveitamento das atividades que estão realizando. Isso porque cada pessoa desenvolve competências diferentes e quando unificadas apresentam um nível de qualidade maior.
Nós da SMG trouxemos um conteúdo bem bacana sobre este tema. Acompanhe no decorrer da leitura!
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É notável que cada pessoa busque se destacar em meio às outras como forma de exibir seu potencial. O que é preciso entender é que o trabalho em equipe é a melhor maneira de fazer isso. Pois, ao contrário do que muitos pensam, as competências de um não anulam as do outro, elas se complementam. E é possível você se destacar em um trabalho em equipe! Mesmo porque não é nada fácil trabalhar em grupo!
Trabalho em equipe:
No trabalho, na faculdade e em outras áreas da sua vida saber trabalhar em equipe vai te agregar muitos saberes, pois você aprende com os outros e os outros aprendem com você. Isso contribui para que se torne um profissional melhor.
Sugestões para se trabalhar bem em equipe:
Na teoria é mais fácil do que na prática, pois é compreensível que algumas pessoas na realidade do dia a dia sintam dificuldades em realizar atividades em grupo, mas veja algumas sugestões de como fazer isto.
- Mantenha a mente aberta: você pode começar abrindo a sua mente a novas ideias, procurando compreender que as ideias dos outros, por mais que sejam divergentes das suas, não significam que sejam ruins. Na verdade, é interessante realizar um brainstorm (tempestade de ideias) no qual cada pessoa vai expor uma ideia e ao final se chega a uma solução que todos aprovam.
- Cuide ao fazer críticas: se você discorda de algo, tenha cuidado ao criticar a outra pessoa para não causar conflitos na equipe. Critique somente se a crítica for construtiva e relevante e se realmente agregar algo à equipe ou à pessoa .
- Tenha paciência: este é um requisito muito importante, pois nem sempre a sua opinião será levada em consideração pelos membros de toda a equipe e se, diante de uma negativa às suas ideias, você se exaltar querendo impor o que pensa, saiba que isso não vai ser saudável para ninguém.
- Compartilhe: sempre que achar que tem uma boa ideia compartilhe-a com seus colegas. Você vai dividir os créditos e as responsabilidades com eles também. Então, é indicado que você se envolva com todo o trabalho.
- Ajude a estruturar: uma dica interessante é designar funções para cada membro da equipe. Assim o processo de produção ocorre com mais eficiência e fica mais fácil contribuir quando se sabe o que fazer e por onde começar.
- Seja proativo: invista ao máximo em suas atividades. Não se acomode ou faça apenas o básico. Quando puder, ajude os seus colegas, mesmo que fuja do seu escopo de trabalho. Se a sua competência lhe permite, faça!
- Integre-se: participe sempre dos diálogos e se inclua nas atividades desenvolvidas.
- Dê e ouça feedbacks: eles são um ótimo meio de buscar evolução. Você só pode melhorar, se souber onde está errando, certo? Troque feedbacks com seus colegas de equipe. Isto vai ser de grande valia.
Vantagens do trabalho em equipe:
- Melhora o desempenho: com todos os membros da equipe contribuindo na realização de uma determinada atividade, o desempenho de cada pessoa se torna mais evolutivo.
- Agrega conhecimento: cada pessoa tem algo a oferecer e quando todos trabalham como equipe é possível efetuar uma transferência de conhecimento de um para outro.
- Fortalece a equipe: o trabalho em equipe favorece toda a equipe e a torna mais forte, pois será unida a competência de todos em prol de uma solução.
- Otimiza a produtividade: quando as pessoas se ajudam, a produtividade aumenta significativamente.
- Contribui para um ambiente saudável: seja no trabalho ou na instituição de ensino, quando existe respeito e as pessoas colaboram umas com as outras, o ambiente fica mais leve e saudável, pois se cria um ambiente sem conflitos e constrangimentos.
- Melhora a comunicação: o trabalho em equipe implica numa comunicação mais eficiente.
- Explora as habilidades de todos: todos possuem habilidades e competências que não devem ser desperdiçadas e se aplicadas em determinada atividade geram resultados incríveis.
- Todos se sentem parte da atividade: quando se trabalha em equipe todos se sentem úteis e com importância. Isso motiva as pessoas a em dedicar mais.
- Promove empatia e união: um dos maiores benefícios de se trabalhar em equipe é que seus membros aprendem a se colocar um no lugar do outro e se unem a fim de buscar soluções juntos.
Se você tem dificuldades em trabalhar com outras pessoas, faça um esforço neste sentido e irá perceber que é gratificante quando consegue se integrar. Procure compartilhar ideias e seguir as dicas que demos, assim as dificuldades vão se esvaindo aos poucos.
E aí? Bacana, não é mesmo?
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